loader image

A 15.ª edição do Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano e Violino - decorrerá nos dias 10 de maio de 2025 – Piano, e no dia 11 de maio de 2025 – Violino, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

Este concurso tem uma identidade forte e caraterísticas diferenciadoras da maior parte dos concursos de piano nacionais.

Os quatro níveis (de A a D) não correspondem, forçosamente, a níveis etários, mas ao grau de dificuldade do programa apresentado. Também, todos os candidatos são premiados (dos primeiros aos quartos prémios) o que impede o sentimento de exclusão que tantas vezes os pequenos músicos sentem quando se apresentam a concurso. Assim, o esforço de candidatos, pais e professores é sempre recompensado.

Para além dos prémios em cada nível, existe igualmente o prémio “Pequeno Galinho” que é atribuído à peça mais votada pelos elementos do júri, considerados todos os níveis. Talvez sejam todos estes os elementos de sucesso deste concurso.

Desde a 13.ª edição (2023), os vencedores deste prémio, têm o privilégio de se apresentar em Concerto de Laureados “Pequenos Galinhos” a realizar no mês de outubro, como forma de comemorar, com música, o dia Mundial da Música que se celebra no dia 01 de outubro.

 

Como é habitual, a 15.ª Edição contará nos júris (piano e violino) com prestigiados músicos do panorama musical nacional.

Resultados

Piano

Veja aqui os resultados das provas de Piano.

Violino

Veja aqui os resultados das provas de Violino.

Folha de Sala

Livro de Sala

Regulamento

Consulte aqui o regulamento completo da 15.ª Edição do Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” de Piano e Violino.

Concerto de Laureados

“Sem música, a vida seria um erro.” Friedrich Nietzsche

E foi sem errar que no passado dia 1 de outubro, os solistas Ângela Magalhães e Nuno Meira, sob a batuta de Américo Martins, interpretaram os concertos para violino e para piano, do compositor Sérgio Azevedo.

Uma tarde muito especial, com a celebração do Dia Mundial da Música marcado pelas estreias mundiais destas obras no Conservatório de Música de Barcelos, e com os ouvidos muito atentos do próprio compositor e duma plateia lotada no Pátio Luiz Costa, que terminou este momento musical com uma grande ovação em pé, de sorrisos rasgados, pela experiência tão única que foi possível vivenciar.

Bravo a Tutti!

Júri Piano

Álvaro Teixeira Lopes

Álvaro Teixeira Lopes, natural do Porto, fez a sua formação com Isabel Rocha, Jorge Moyano e Helena Sá Costa em Portugal e com Paul Badura Skoda, Noel Flores em Viena e Marian Ribicky em Paris.  Diretor Artístico do Concurso Internacional de Sta. Cecília, é Diretor do Curso de Música Silva Monteiro e Professor Associado Convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Com numerosos alunos detentores de prémios em concursos nacionais e internacionais, é frequentemente convidado a integrar júris de concursos de piano tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo já  integrado os júris de vários concursos internacionais tais como o Concurso Internacional de Piano do Porto, Compositores de Espanha, Iturbi, Concours International de Piano de Lyon e de Épinal, Maestro Arts em Taiwan, César Franck, Cleveland Virtualoso, Isidor Basič, Rina Sala Gallo, Orbetello, Neue Sterne, Scriabin, Rospigliosi, Aquaviva, Valentino Buchi, Pro-Piano,  Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro entre muitos outros. Autor do Manual de Piano, edição do Ministério da Educação, tem exercido uma intensa atividade pedagógica tanto como formador creditado pelo Ministério da Educação como através de Master-Classes que tem ministrado em Portugal e no estrangeiro.  Gravou para a editora Numérica e dedicou grande parte da sua atividade pianística à divulgação da Música Portuguesa para piano e música de câmara. Membro dos Solistas do Porto e do Khora Ensemble, possui um duo com o pianista Fausto Neves e com o guitarrista Francisco Berény. É diretor artístico de vários festivais entre os quais o Festival Internacional de Piano de Sta. Cecília. É Vice-Presidente do Conselho de Administração da Casa da Música, Porto, Portugal.

Cristina Dornelas

(Diretora Pedagógica do CMB)
Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade e, no decorrer do seu percurso académico e artístico, realizou o Curso Superior de Piano e a Licenciatura em Filosofia. É detentora do Mestrado em Filosofia da Música, com uma tese subordinada ao tema "As Qualidades Expressivas no Ensino do Piano". Com ampla experiência no ensino do Piano, deu aulas durante vários anos no Conservatório de Braga. Desde há alguns anos que integra a direção pedagógica do Conservatório de Música de Barcelos.

Sofia Lourenço

Pianista portuense com diversos álbuns editados e as mais elogiosas críticas nas revistas Diapason e Pianiste sobre o CD “Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota” (Naxos/Grand Piano, 2016). São de salientar “Contemporary Portuguese Composers - Music for Piano Solo” (1999), “Estudos e Toccatas” de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo (2002), “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas” (2008, reeditado em 2019) e “Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist)” para Disklavier por Jean-Claude Risset (1938-2016) numa estreia mundial que lhe é dedicada (2012).  Sempre dedicou grande parte da sua atividade pianística e docente ao repertório dos compositores portugueses de todas as épocas e tem uma carreira ativa como solista em Portugal e no estrangeiro, onde se destacam recitais em Paris (Centre Culturel Portugais, Fondation Calouste Gulbenkian, 2002), Mainz, Berlim, S. Petersburgo, Salzburgo, Viena, no Shangai Oriental Art Center (SHOAC, 2018) e no Art Link Belgrade Music Festival (2019), para além de inúmeros concertos com diversas orquestras nacionais.  É docente de piano desde 1991 na ESMAE/IPP onde exerce atualmente funções de professora coordenadora com agregação.

Júri Violino

Catarina Martins

Catarina Martins é 2º violino tutti na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, e na ARTAVE - Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, prosseguindo a sua formação no Royal College of Music, em Londres, na Haute École de Musique de Genève, onde concluiu o Bachelor e o Mestrado em Interpretação Musical, e na Zürcher Hochschule der Künste, em Zurique, onde obteve o Mestrado Especializado em Orquestra. Integrou orquestras como a Gustav Mahler Jugendorchester, a Orchestre de Chambre de Genève, a Philharmonia Zürich / Opernhaus Zürich e a Berner Symphonieorchester, onde foi academista, entre outras. Paralelamente ao trabalho em orquestra, é professora de violino na ARTAVE e membro do Quarteto Sakura.

Cristina Dornelas

(Diretora Pedagógica do CMB)
Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade e, no decorrer do seu percurso académico e artístico, realizou o Curso Superior de Piano e a Licenciatura em Filosofia. É detentora do Mestrado em Filosofia da Música, com uma tese subordinada ao tema "As Qualidades Expressivas no Ensino do Piano". Com ampla experiência no ensino do Piano, deu aulas durante vários anos no Conservatório de Braga. Desde há alguns anos que integra a direção pedagógica do Conservatório de Música de Barcelos.

Nuno Jacinto

Compositor, músico, professor, maestro, crítico e regular comentador de concertos. Natural do Funchal, iniciou os seus estudos no Conservatório – Escola das Artes da Madeira em Violino, Piano, Órgão e Harpa, finalizando o curso profissional de instrumento em Violino. Estudou Composição da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE-IPP) no Porto, nas classes de João Madureira, Nuno Côrte-Real, Dimitris Andrikopoulos, Clarence Barlow, Carlos Guedes e Klaas de Vries. É desde 2015, Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Como compositor, a sua Música engloba música instrumental, coral, vocal, electrónica e didáctica. Obras suas já foram executadas não só em vários pontos do país, como em festivais no estrangeiro. Como docente, exerceu funções em diversas instituições na área científica musical. É actualmente docente de Ciências Musicais na Academia de Música de Vilar de Paraíso e na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão. Como crítico, colabora com a revista Da Capo e com a MisoMusic na recensão de trabalhos discográficos e concertos no campo erudito. É comentador regular de concertos dos mais variados concertos de música erudita, aproximando o público da arte musical.

Galeria

O vosso nome pode ficar para a História!

Resultados das Provas

Piano

Resultados da prestação de provas da 14.ª Edição Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Piano – 11 de maio 2024

Violino

Resultados da prestação de provas da 14.ª Edição Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Violino – 12 de maio 2024

Parabéns!

A sua inscrição foi submetida com sucesso!
A validação da inscrição será efetuada por email, após validação e verificação de toda a documentação submetida.
O 15.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Violino – decorrerá no dia 11 de maio de 2025, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. O Concurso está dividido em duas sessões (manhã e tarde), sendo que cada uma terminará com a entrega dos respetivos prémios e diplomas aos participantes. Os participantes serão informados do nível de participação em que se inserem e dos respetivos horários das provas, por e-mail.

Parabéns!

A sua inscrição foi submetida com sucesso!
A validação da inscrição será efetuada por email, após validação e verificação de toda a documentação submetida.
O 15.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Piano – decorrerá no dia 10 de maio de 2025, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. O Concurso está dividido em duas sessões (manhã e tarde), sendo que cada uma terminará com a entrega dos respetivos prémios e diplomas aos participantes. Os participantes serão informados do nível de participação em que se inserem e dos respetivos horários das provas, por e-mail.