loader image

Histórico 2023

2023

13.ª Edição

Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

É com muito orgulho e satisfação que damos por terminada a 13.º Edição do Concurso Nacional Pequenos Galinhos 2023 – Piano e Violino.

Esta maratona musical da qual tanto nos orgulhamos só foi possível com o empenho, dedicação e profissionalismo de todos os intervenientes.

 

Aos Pequenos Músicos, Encarregados de Educação, aos prestigiados elementos dos júris, professores, Pianistas Acompanhadores e todos os colaboradores, o nosso muito obrigado, e esperamos contar com a vossa participação na próxima edição.

 

A organização.

Resultados

Piano

Veja aqui os resultados das provas de Piano.

Violino

Veja aqui os resultados das provas de Violino.

Concerto de Laureados

“Sem música, a vida seria um erro.” Friedrich Nietzsche

E foi sem errar que no passado dia 1 de outubro, os solistas Ângela Magalhães e Nuno Meira, sob a batuta de Américo Martins, interpretaram os concertos para violino e para piano, do compositor Sérgio Azevedo.

Uma tarde muito especial, com a celebração do Dia Mundial da Música marcado pelas estreias mundiais destas obras no Conservatório de Música de Barcelos, e com os ouvidos muito atentos do próprio compositor e duma plateia lotada no Pátio Luiz Costa, que terminou este momento musical com uma grande ovação em pé, de sorrisos rasgados, pela experiência tão única que foi possível vivenciar.

Bravo a Tutti!

Júri Piano

Cristina Dornelas

Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade e, no decorrer do seu percurso académico e artístico, realizou o Curso Superior de Piano e a Licenciatura em Filosofia. É detentora do Mestrado em Filosofia da Música, com uma tese subordinada ao tema "As Qualidades Expressivas no Ensino do Piano". Com ampla experiência no ensino do Piano, deu aulas durante vários anos no Conservatório de Braga. Desde há alguns anos que integra a direção pedagógica do Conservatório de Música de Barcelos.

Luís Costa

Luís Costa iniciou os seus estudos aos 8 anos de idade com Zhuang Xiao Hua, seguindo-se o seu professor de longa data Álvaro Teixeira Lopes. Bastante preponderante foi ainda o trabalho com Joaquin Soriano, Friedemann Rieger, Guigla Katsarava e Maria João Pires. Desenvolve uma carreira internacional que o levou a países como Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suíça, Azerbaijão, Estados Unidos, África do Sul, Zimbábue, Namíbia, Canadá, Brasil e China, atuando em salas de concerto como a Sala Suggia da Casa da Música, Glenn Gould Studio, Auditório Ciudad de Léon ,Centro Cultural de Belém, Xinghai Concert Hall, Hebei Arts Center etc. Frequenta o Programa Doutoral Universidade de Aveiro, onde lecionou em 2016. É coordenador artístico do Concurso Internacional Santa Cecília. Gravou para a RTP, Antena 2, rádio CHIN e NBC Television. É representado pela agência KNS Artists Managemente gravou CDs para as editoras KNS Classical (Espanha) e Decurio (Alemanha) e AVA Editions (Portugal).

Sérgio Azevedo

Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluíu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em mais de 50 CD’s. Publicou três livros, "A Invenção dos Sons", "Olga Prats – Um Piano Singular", e o “Guia dos Jovens para a Composição Musical”, escreve para "The New Grove Dictionary of Music and Musicians" e desde 1993 tem criado centenas de programas para a RTP – Antena 2, estando neste momento (2022) no ar “Ao Sabor da Corrente”. Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, professor de Composição e Orquestração na ESML. A sua música é publicada pela AVA – Musical Editions ().

Júri Violino

Alexandre Correia

Iniciou os seus estudos de Violino aos 6 anos na Academia de Música de Paços de Brandão. Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe de Augusto Trindade. Durante a sua formação, frequentou várias Masterclasses de aperfeiçoamento violinístico. No campo da pedagogia frequentou Workshops de Método Suzuki com Rui Fernandes e Betty Haag-Kunkhe. Participou em vários Festivais Internacionais de Música e atuou em salas de grande nomeada em vários países. Colaborou com diversas formações orquestrais e maestros, efetuando gravações para as editoras Numérica, Universidade de Aveiro e em direto para a RTP, SIC e rádio Antena 2. Orientou Masterclasses de aperfeiçoamento violinístico em diferentes instituições e júri de diferentes Concursos Nacionais. É docente no Conservatório de Música do Porto desde 2011, onde exerce também as funções de Coordenador do Departamento Curricular dos Instrumentos de Cordas.

Cristina Dornelas

Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade e, no decorrer do seu percurso académico e artístico, realizou o Curso Superior de Piano e a Licenciatura em Filosofia. É detentora do Mestrado em Filosofia da Música, com uma tese subordinada ao tema "As Qualidades Expressivas no Ensino do Piano". Com ampla experiência no ensino do Piano, deu aulas durante vários anos no Conservatório de Braga. Desde há alguns anos que integra a direção pedagógica do Conservatório de Música de Barcelos.

Tiago Afonso

Natural de Paços de Brandão nasceu em Junho de 1987 e iniciou os seus estudos aos sete anos de idade na Academia de Paços de Brandão seguindo o método de Suzuki, sob orientação dos professores Joana Seybert Jesus, António Fernando da Silva, Emanuel André Melo e Januário Sousa. Prosseguiu os seus estudos com os professores Carlos Fontes e Augusto Trindade. Frequentou várias masterclassses e cursos de aperfeiçoamento. É músico colaborador de várias orquestras nacionais e agrupamentos de Música de Câmara. Tem realizado diversas masterclasses, workshops e palestras um pouco por todo o País. É segundo violino do projeto Durius Quarteto e autor do livro ABC DO VIOLINO. Mestre em Música, variante Violino, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco com o professor Augusto Trindade. Também, nesta mesma escola, estudou com o professor António José Miranda, Alexandra Trindade e Daniel Rowland. Docente na Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. Já lecionou na Academia de Música de Paços de Brandão, na Escola Artística do Conservatório do Porto e na Escola Artística do Conservatório de Coimbra.

Galeria

O vosso nome pode ficar para a História!

Inscrições 2024

Piano

Inscreve-te na 14.ª Edição do Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Piano e faz parte deste desafio musical único.

Violino

Inscreve-te na 14.ª Edição do Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” – Violino e faz parte deste desafio musical único.

Parabéns!

A sua inscrição foi efetuada com sucesso! Irá receber um email com mais informações sobre o concurso.